segunda-feira, 30 de março de 2009

1º DE ABRILDIA DA NMENTIRA

Dia da Mentira
1º de Abril

Dia da Mentira

As pessoas pregam peças no dia 1º de abril há muito tempo. Não se sabe a origem desse costume, mas é possível que tenha começado no século XVI, na França. A comemoração de Ano-Novo, que acontecia no início da primavera, em março, culminando com festas, bailes e trocas de presentes, no dia 1º de abril, foi transferida para o dia 1º de janeiro.
Tal fato se deu por meio de um decreto do rei Carlos IX, que instituía aos súditos o uso do calendário gregoriano, adotado pela Igreja para todo o mundo cristão. Isso gerou muita confusão e dificuldade de adaptação. Assim, as pessoas que comemoravam, por engano, o Ano-Novo no dia 1o de abril, eram comumente vítimas de trotes e brincadeiras e acabaram sendo chamadas de "bobos de abril".
O hábito atravessou os séculos e ainda hoje a brincadeira é tradição em muitos países. Na Inglaterra, quem "cai no primeiro-de-abril" é chamado de noodle (pateta); na França, de poisson d'avril (peixe de abril); na Escócia, de april gowk (tolo de abril); nos Estados Unidos, de april fool (bobo de abril). Tudo faz crer que essa simpática tradição será perpetuada pela humanidade. Mas é bom conter a imaginação e os impulsos extremados usando o bom senso para elaborar as brincadeiras. Algumas peças podem gerar sérios inconvenientes, quando ultrapassam o limite da comédia.
Por isso, é de bom tom que os brincalhões procurem fazer algo bem original, nada maldoso, para merecerem o título de bem-humorados e não ganharem a fama de "chatos de mau gosto".
Fonte: www.paulinas.org.br



Dia da Mentira

Pinóquio
Existem várias histórias que explicam o surgimento do dia da mentira. Uma delas atribui a brincadeira a uma simples mudança no calendário. Em 1564, o rei da França Carlos IX determinou a adoção do calendário gregoriano, que mudava de 1º de abril para 1º de janeiro a data do primeiro dia do ano.
Essa mudança causou muita confusão e vários franceses para manter a tradição resistiram ao novo calendário. Assim, a virada do ano passou a ser comemorada em duas datas e no dia primeiro de abril, para ridicularizar os conservadores, as pessoas enviavam presentes esquisitos, convites para festas que não existiam e passaram a contar as maiores mentiras.

O dia 1º de abril passou a ser conhecido como o “dia da mentira” e se espalhou por todo o mundo. A brincadeira chegou ao Brasil por meio dos portugueses e hoje faz parte do nosso folclore. Tudo faz crer que essas brincadeiras, originárias dos franceses, continuem sempre a existir, graças à eternidade das manifestações folclóricas no mundo inteiro. Neste dia aquelas mentiras sem maldade e que não prejudicam ninguém estão liberadas.
Fonte: Guia do Curioso





Dia da Mentira
Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no Dia da Mentira ou Dia dos Bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera.

As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril. Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day ou Dia dos Tolos, na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, o que significa literalmente "peixe de abril". No Brasil, o 1º de abril começou a ser difundido em Pernambuco, onde circulou "A Mentira", um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte.

"A Mentira" saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

Fonte: www.cidadaopg.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário