domingo, 26 de abril de 2009

FATIMA NUNES , 2ª HOMENAGIADA



Nascida em Paripiranga em 11 de abril de 1953, a deputada estadual Fátima Nunes (PT) teve a sua formação educacional fundamentada na religião católica. Concluiu o segundo grau, no Colégio de Alagoinhas e no Colégio Santíssimo Sacramento (1975), ambos na mesma cidade e logo iniciou um trabalho como membro das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Estas comunidades eram formadas por grupos de leigos católicos que, morando nos mesmos povoados, se encontravam para refletir e transformar a realidade à luz do Evangelho e das motivações religiosas. Reivindicavam pequenas melhorias nas comunidades, mas, ao mesmo tempo, iniciavam uma caminhada para tomar consciência da situação social e política. Queriam a transformação da sociedade. Inspiradas no método "Paulo Freire" de alfabetização de adultos, executavam uma metodologia que levasse da conscientização à ação.

Este aprendizado sempre refletiu em suas ações no decorrer da história, até os dias atuais. Com formação em Magistério, Fátima Nunes, desde 1976, foi professora do Colégio Deputado Cícero Dantas e da rede oficial de ensino, em Cícero Dantas (BA), cidade onde desenvolveu um importante trabalho junto às comunidades rurais. Foi coordenadora de trabalhos assistenciais nas comunidades de Cícero Dantas e região, presidente do Núcleo de Assistência Social Paroquial, NASP (1986-1993), tesoureira da Associação Regional de Pequenos Agricultores. Deste período, ainda exerce os cargos de assessoria do Pólo Sindical de Cícero Dantas, desde 1987 e da Pastoral Rural pela Luta da Terra, da Igreja Católica, desde 1998 e participa da Articulação de Mulheres Trabalhadoras da região de Cícero Dantas, desde 1995. Além destas funções, é membro da Articulação do Semi-árido do Nordeste, representando a Diocese de Paulo Afonso; membro da Comissão Regional do Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar; participa da Central Única dos Trabalhadores- CUT, representando a sua região e coordenadora estadual do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca – DNOCS.

O reconhecimento do povo à sua militância política veio com o primeiro mandato eletivo, no qual foi suplente de deputada estadual pelo Partido Social Democrático Brasileiro-PSDB (1991-1995) efetivou-se em janeiro 1993 e a eleição para deputada estadual pelo Partido dos Trabalhador-PT, em 2006. Na Assembléia Legislativa, foi membro da Comissão Estadual do Programa Frentes Produtivas de Trabalho (1993); presidente da Comissão Especial para Combate aos Efeitos da Seca (1993); titular das Comissões: Agricultura e Política Rural (1993), Especial de Combate aos Efeitos da Seca (1994), suplente das Comissões: Saúde e Saneamento (1993-1994), Educação, Esportes e Serviço Público (1994),

Neste segundo mandato, que vai até 2011, seus projetos de lei e indicações continuam sendo elaborados com base em suas atividades parlamentares. Atualmente, é presidente da Comissão Especial da Promoção da Igualdade, titutar das Comissões de Direito da Mulher, Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos e suplente da Comissão de Agricultura e Política Rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário